Permita que eu me apresente, sou José Armando Ribeiro Barreto, recebi esse nome como herança dos meus dois avôs, José Barreto e Armando Ribeiro. Sou filho de Nilton e Maria da Glória, marido de Carmem Lúcia há 38 anos, pai de Amanda e Daniel e avô da Liz. Conto isso porque essa é a minha base, e o meu norte. De onde eu vim e para onde sigo.

Não cheguei para ser político às vésperas da eleição. Há mais de 10 anos me disponho, enquanto cadeira da sociedade civil a ser membro de alguns Conselhos importantes como o Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A atuação nos Conselhos é de forma voluntária, já percorro um longo caminho de serviço ao nosso município, embora eu não tenha cargo político.

Tive a oportunidade de servir como Superintendente Adjunto de Pesca e Aquicultura, em 2018, quando liderei a intensa mobilização que alterou o defeso (período de não captura) do camarão. Como resultado, retornou ao mar um grande volume de camarão de tamanho maior e com mais valor agregado, beneficiando pescadores de todo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Há quase 15 anos luto pela manutenção do nível sustentável da Lagoa Feia
, com a operação responsável das comportas que garantem o volume de água da Lagoa - que já foi reduzida a um terço de sua área original pelo avanço em suas margens (crimes praticados por grandes fazendeiros). Nessa luta, sou presidente da Associação dos Produtores Rurais de São Martinho, que reúne cerca de 60 produtores para a recuperação da bacia leiteira da Baixada Campista. Com a criação da Associação, os produtores ganharam força e voz na luta pela manutenção do nível sustentável da Lagoa Feia, que abastece mais de 30 mil pessoas no seu entorno.

São inúmeras lutas e muitas conquistas ao longo desses anos, destaco ainda o fim do fedor que existia em nosso Mercado Municipal, resultado de uma parceria que firmei com uma empresa privada para correta coleta e descarte do resíduo de pescado, sem qualquer custo para o município.

O que eu acredito é que a política pode fortalecer as lutas que já travo há muitos anos. Acredito na política que serve ao cidadão. E me coloquei nesse serviço há mais de uma década.